Friday, January 05, 2007

Escola do Legislativo, em
defesa das mulheres e da crianças

NELSON TOWNES

Na terça-feira, dia 9, está marcado um encontro de deputados eleitos com a direção e instrutores da Escola do Legislativo, no auditório da instituição, para que vejam a programação da escola para 2007. E conheçam de perto as atividades e o funcionamento dessa entidade que deu a Rondônia referência nacional.
Os parlamentares que eventualmente ainda desconhecem as atividades da Escolegis, terão a oportunidade de satisfazer toda a curiosidade, sobretudo sobre o quanto é possível realizar em benefício da cultura e do desenvolvimento da cidadania a baixíssimo custo.
O sucesso da Escolegis todo ele é resultado da abnegação, da competência e do talento de seus instrutores, recrutados por sua direção entre os melhores (e idealistas, deve-se também dizer) profissionais do mercado.
As conseqüências são positivas e inesperadas, como um pacífico, rápido, mas veemente ato de protesto contra a violência que ocorre na Zona da Mata contra as mulheres e as crianças, que aconteceu certa noite em Buritis durante a conferência sobre “normas de comportamento” feita pela instrutora da Escola do Legislativo, Regina El Rafihi.
Regina – que é profissional de cerimonial e protocolo e chefe dessa área na Assembléia Legislativa na Administração Carlão de Oliveira – jamais imaginou que sua explanação tranqüila e pacífica pudesse se transformar num evento de singular importância histórica – quase uma rebelião feminina.
As mulheres que lotavam o refeitório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Teodoro, esquecendo-se que estavam em Buritis, lugar onde não é permitido à mulher contestar o marido, aplaudiram demoradamente a instrutora da Escola do Legislativo quando ela prestou-lhes solidariedade (ao saber que em Buritis marido bate em mulher até mesmo pra não perder o hábito) e proclamou que “a coisa mais feia do mundo é homem mal educado.”
Algumas aplaudiam de pé – e as que estavam acompanhadas pelos maridos olhavam para eles, para ver se aplaudiam também. A conferência sobre comportamento social, etiqueta, protocolo e regras de cerimonial, transformava-se num encontro sobre defesa de direitos humanos e de respeito por pessoas com necessidades especiais – como os idosos.
Pela primeira vez promovia-se uma reunião em Buritis para valorizar questões de comportamento como respeito e atenção aos usuários dos serviços públicos, e nas relações interpessoais em geral no trabalho, na escola e no ambiente doméstico.
Na cidade que é considerada a que mais cresce no Brasil, a mulher é geralmente vista “como objeto”, conforme se queixam as moradoras. Um menino de 9 anos disse que agora o pai não bate mais em sua mãe.
As autoridades policiais de Buritis consideraram “positivo” o pronunciamento de Regina El Rafihi e disseram que o ensinamento contribui para a reduçao da violência doméstica na cidade.
O comandante do Destacamento da Polícia Militar na localidade foi um dos que cumprimentou Regina El Rafihi por sua “corajosa” conferência. Ela, é claro, está até hoje espantada com a repercussão de sua palestra.
Esse episódio é apenas um entre centenas de outros em conseqüência das ações da Escola do Legislativo em benefício não apenas da cidadania, mas para o desenvolvimernto de dezenas outras áreas da vida comunitária (Educação, Saúde, Economia Doméstica etc.), de profundas e inesperadas conseqüências positivas a partir das mais simples iniciativas aos quais os deputados eleitos estão sendo chamados conhecer.
Se é que já não os conhecem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home