Saturday, November 25, 2006

Coluna do Nelton
Porto Velho, 25/11/2006
sábado

I
Manifestação

A libertação do deputado Carlão de Oliveira, presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, quarta-feira, 22 de novembro de 2006, causou a maior manifestação popular do parlamento rondoniense da história recente. Pelo menos mil pessoas, entre servidores e pessoas do povo, ocuparam o prédio para dar boas vindas a Carlão. Foi uma manifestação pacífica, ordeira e alegre.

II
Companheira

Dona Márcia Oliveira, mulher do deputado Carlão de Oliveira, foi elogiada por muita gente durante as manifestações de boas vindas ao marido que esteve preso ilegalmente durante 108 dias. Ela, que também esteve injustamente presa, por razões políticas, foi apontada como exemplo de esposa fiel e corajosa, que jamais deixou de amparar o marido.

III
Mãe

Márcia Oliveira também foi lembrada como mãe dedicada, que mesmo quando estava injustamente presa e separada da família, jamais esmoreceu e, mesmo à distância, mantinha a unidade emocional da família através da fé, da serenidade e da confiança na Justiça. Ontem ela dizia à imprensa: “Deus não tarda, vem na hora certa.”

IV
Justiça

Carlão de Oliveira também declara ter fé na Justiça para o esclarecimento de todos os fatos em que foi envolvido. “Confio na Justiça do meu país” – disse ele para um amigo, durante as homenagens que recebeu ontem de servidores da Assembléia e de moradores de diferente bairros de Porto Velho que foram lhe dar boas vindas em seu retorno à Casa de Leis.

V
Oposição

Os peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE), Joaquim Roriz (DF), Garibaldi Alves (RN), Almeida Lima (SE), Mão Santa (PI) e Geraldo Mesquita (AC) anunciaram que não irão seguir a maioria do partido e que atuarão como oposicionistas ao presidente Lula. "Somos oposição ao governo. O partido inteiro ele não tem", disse Jarbas.

VI
Propaganda irregular

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ontem, por meio de duas representações, que multe o candidato derrotado à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, por propaganda irregular em vias públicas de Brasília durante a campanha. O MPE pede que seja aplicada a multa máxima R$ 8 mil.VII
Locais proibidos

A multa refere-se a veiculação de propaganda de qualquer natureza em bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e também em bens de uso comum, como viadutos, pontes, paradas de ônibus, entre outros. Os crimes eleitorais foram praticados na capital federal.

VIII
No Eixo

O órgão constatou, durante o período eleitoral, a afixação de faixas e placas com os dizeres "Geraldo 45" às margens da avenida Pistão Norte e irregularidades em faixas e placas penduradas ao longo do Eixo Monumental, com os dizeres "45 Geraldo Alckmin" e "Não ao mensalão" O MPE argumenta diz o TRE mandou tirar as propagandas, mas foi desobedecido.

IX
Tamanho

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) indicou ontem que a participação dos partidos no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será correspondente ao tamanho de suas bancadas na Câmara e no Senado. Se observada essa regra, o PT teria proporcionalmente menos espaço no governo que o PMDB.

X
Cálculo político

A "regra" beneficia o PMDB, que terá na próxima legislatura o maior número de parlamentares no Congresso entre as legendas aliadas. Conforme o ministro, "a força política vai influenciar na força que os partidos vão ter na coalizão governamental". Tarso observou, no entanto, que a distribuição dos cargos não seguirá um cálculo matemático. Mas, político.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home