Forças Armadas são parceiras da
Escola do Legislativo em ação social
Por Nelson Townes
O Exército e a Força Aérea Brasileira participaram do “Dia da Solidariedade” promovido pela Escola do Legislativo, órgão da Assembléia Legislativa, em benefício da comunidade carente do populoso bairro JK 2, na periferia Leste de Porto Velho, sábado passado, 20 de maio.
Os militares fizeram palestras educativas para centenas de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Luís, da rua Mário Andreazza, 8.186, levando-os a debater temas regionais que variavam da história da Amazônia à questão indígena e desenvolvimento sustentado, até prevenção de saúde bucal.
A Polícia Militar de Rondônia também participou do “Dia da Solidariedade”, através do Corpo de Bombeiros, que falaram às crianças e adolescentes sobre a prevenção de acidentes.
Simultaneamente, instrutores, técnicos e servidores da Escola do Legislativo e uma equipe de médicos e pára-médicos do Centro de Saúde do Servidor da Assembléia Legislativa, sob coordenação pessoal do diretor do centro, Odmar Mathias, atendiam os moradores, respectivamente, com atividades culturais, esportivas, e de lazer e ações preventivas de Medicina e Saúde.
A diretora da escola "São Luís", Clarinda de Araújo Gomes, disse que o “Dia da Solidariedade” foi uma festa de “surpreendente” participação popular que atraiu não apenas moradores do JK 2, mas também bairros vizinhos.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlão de Oliveira, visitou a Escola São Luís para ver como transcorriam as atividades. Foi reconhecido pela garotada que o cercou para pedir autógrafos.
Carlão foi cercado pelos escolares e atendeu a uma fila que parecia não ter fim de meninos e meninas que queriam conhecer de perto o presidente da Assembléia Legislativa.
A dona de casa Deusimar de Conceição Souza, residente na rua Jaqueline Ferri, bairro Flamboyant, levou os três filhos, de 8. 4 e 3 anos, para participarem da programação e, no final da manhã dizia que “foi muito bom” para o “desenvolvimento das crianças”: “Foi estimulante e muito boa a atenção à Saúde.”
Jovens e crianças que raramente têm oportunidades de lazer e de esportes nos bairros mais periféricos e carentes da cidade participavam de torneios, brincadeiras e jogos.
A programação geral foi realizada pela equipe coordenada pelo instrutor da Escola do Legislativo Leonardo Kyshakevych.
A instrutora Josinéia Araújo levava grupos de dezenas de adolescentes a praticarem ginástica, enquanto se formavam times de futebol e de vôlei.
Enquanto, moradores que têm dificuldades de acesso aos serviços públicos de Saúde eram atendidos em consultórios de pediatria, ginecologia e fisioterapia instalados por Odmar Mathias em salas de aula.
No final da manhã, mais de 2 mil sanduíches e cerca de 500 litros de refresco foram servidos para as crianças e jovens.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home