Thursday, May 11, 2006


Escola do Legislativo vê
destruição do rio Madeira


Por NELSON TOWNES

Os moradores de Porto Velho estão transformando o rio Madeira, que banha a cidade, num esgoto e num lixão. A constatação foi feita por servidores da Assembléia Legislativa que participaram de uma aula da Escola do Legislativo sobre preservação ambiental e qualidade de vida realizada nesta quinta-feira, 11-05-06, de manhã a bordo do barco “Comandante Nossa Senhora Aparecida”, navegando na orla desta Capital.
“O rio que abastece Porto Velho tem todo tipo de derramamento de esgoto e de fossa” – disse o biólogo Elias Correa, instrutor da Escola do Legislativo, fazendo os passageiros-alunos olharem do convés do barco para o cenário de sujeira que se acumula na margem onde se localiza a cidade.
O biólogo pedia aos servidores que se imaginassem como turistas chegando a Porto Velho pelo rio e sendo “recebidos” por lixo boiando juntamente com os dejetos e, em vez de paisagem, contemplarem lixões nos quintais imundos que hoje se espalham por sua margem.
Elias Correa deplorava a “falta de cuidados dos porto-velhenses para com o rio Madeira” e conclamava os servidores do Legislativo a ajudarem a ampliar a consciência de que é preciso interromper a poluição no rio para proteger a água doce como recurso natural limitado e valioso no planeta.
O biólogo ensinava que essa preocupação ecológica é uma responsabilidade especial dos povos amazônidas – como o de Rondônia – porque dos apenas cinco por cento de toda a água existente na Terra que serve para beber, três por cento estão na Amazônia.
Além da aula sobre preservação ambiental, Elias Correa falou da ligação do rio Madeira com a história do povo rondoniense, desde os tempos da cidade de Santo Antonio do Madeira – hoje extinta e que antecedeu Porto Velho.
Antes da aula de Correa, houve uma sessão de terapia ocupacional dirigida pela instrutora do Programa Educação em Saúde do Trabalhador, Josinéia Araújo Rodrigues, envolvendo todos os servidores a bordo para melhoria da auto-estima, relaxamento físico e confraternização.
Participaram das atividades a psicóloga Ariene Patrícia Felix Quintela e a fonoaudióloga Judiléa Castro Silva Ramos, ambas da Escola do Legislativo.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlão de Oliveira, e principal mentor da Escola do Legislativo, Carlão de Oliveira, dirigiu-se ao barco antes da partida para falar da importância da aula ao vivo sobre a preservação ambiental e elogiar a Escola do Legislativo pela iniciativa e saudar os funcionários.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home