Arcebispo de Porto Velho visita e elogia Legislativo de Rondônia
PORTO VELHO, 27-04-06, quinta-feira, Nelson Townes - O arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grechi, visitou nesta quinta-feira, de manhã, a Assembléia Legislativa e a Escola do Legislativo de Rondônia para agradecer o apoio que o parlamento dá, através de suas instituições de serviço, ao Centro Salesiano do Menor e à Casa Família Rosetta, vinculados à igreja católica.
Dom Moacir disse aos jornalistas que sua visita à Assembléia não teve nenhum caráter ou intenção política, mas seu encontro com o deputado Carlão de Oliveira, pode ser interpretado como uma manifestação de respeito pelos trabalhos realizados pela 6ª Legislatura – e ao próprio Legislativo de Rondônia, freqüentemente citado de forma negativa pela rádio católica de Porto Velho, a rádio Caiari.
A emissora controlada pela arquidiocese de Porto Velho, a rádio Caiari, freqüentemente aponta, direita ou indiretamente, o Legislativo – tanto o local como o nacional – como fonte de todos os males de Rondônia e do Brasil.
Dom Moacir declarou-se impressionado com a modernização da Assembléia e com o tamanho e estrutura pedagógica da Escola do Legislativo – especialmente com o Projeto Intercâmaras que as conecta on line, através de vídeo-conferências, a todas as 52 Câmaras Municipais do Estado.
“Quem conheceu a Assembléia antes dessa reforma, deve se impressionar com a nova estrutura” – disse o arcebispo, numa referência elogiosa à administração da 6ª Legislatura, presidida pelo deputado Carlão de Oliveira.. Carlão mostrou a dom Moacir as mudanças na estrutura física do prédio da Assembléia Legislativa e as inovações promovidas pela atual mesa diretora. O arcebispo estava acompanhado pelo padre Marcelo Bertolussi, diretor do Centro do Menor e pela diretora da Casa Família Rosetta, Giusi Fulco.
Conduzido por Carlão, dom Moacir percorreu o plenário, gabinetes, viu como funcionam os diversos setores da Assembléia e esteve no restaurante, onde sentou-se a uma mesa, como um simples funcionário ou um parlamentar, e tomou uma Coca Cola.
Os funcionários interrompiam o trabalho e visitantes paravam para cumprimentar o líder religioso que a todos saudava, detendo-se frequentemente para conversar rapidamente quando antigos amigos ou paroquianos. O deputado Carlão de Oliveira, elogiou dom Moacir Grechi aos jornalistas que cobriam a visita: “Dom Moacir é uma referência no país, na luta em defesa da democracia e da cidadania, é uma honra para nós receber uma personalidade tão importante e tão amada pelo povo porque tem um trabalho efetivo para mostrar”.
Carlão elogiou também o padre Marcelo Bertolussi: “ É um grande parceiro da Assembléia na ação social através do Centro do Menor, cujo funcionamento apoiamos” – disse Carlão, destacando que centenas de jovens carentes de Porto Velho são beneficiados com cursos profissionalizantes e novas oportunidades de trabalho através desse centro.
Intercâmaras
Uma das coisas que mais atraíram a atenção de dom Moacir Grechi na visita à Escola do Legislativo, foi o Programa Intercâmeras, que conecta todas as 52 Câmaras Municipais à sede do Legislativo estadual e à Escola do Legislativo em Porto Velho.
Ele elogiou a precisão do mapa de Rondônia, num grande painel no auditório do Legislativo, que mostra onde estão instalados os 320 computadores, 200 impressoras a jato de tinta.e as 54 TVs a cores de tela planta de 29 polegadas – nos 52 municípios com acesso a videoconferência.
O arcebispo perguntou se era possível conectar-se com as paróquias das 37 dioceses de Rondônia – 10 na Capital e 27 no interior – e o deputado Carlão de Oliveira colocou toda a estrutura do Programa Intercâmaras a sua disposição.
Carlão disse que o arcebispo poderia rezar missas em Porto Velho que seriam transmitidas em tempo real para todo Estado, dentro do Programa Intercâmaras. Disse ainda que, mediante convênio semelhante ao que existe entre o Legislativo e o Tribunal de Contas, poderia instalar um “link” – uma câmera de TV para vídeo-conferência na Catedral Metropolitana de Porto Velho – para transmissão online de missas.
Sobre o uso do Programa Intercâmaras, arcebispo perguntou: “Posso até falar mal do governo”?
Carlão respondeu: “Pode. Aqui é democracia. Atendemos a todos os partidos. Todos dizem o que querem e ouvem o que não querem.”
O arcebispo explicou:
“Minha igreja está acima de partidos políticos para poder criticar ou elogiar qualquer um”.
Dom Moacir Grechi disse aos repórteres que somente visitou a Escola do Legislativo por reconhecer, na instituição, trabalho profissional e pedagógico de fins sociais.
Ele havia se declarado “alérgico” a política, mas fez um pronunciamento dizendo que “a sociedade é composta por diferentes segmentos, e o parlamento é o ambiente que congrega a diversidade política e ideológica”.
Dom Moacir aproveitou a presença de uma equipe de vacinação na Assembléia e tomou vacina contra a gripe e bebeu refrigerante como cidadão comum no restaurante parlamentar.
Depois, na Escola do Legislativo, recusou cafezinho, mas tomou chá de canela. “Não é da União do Vegetal (uma das seitas cristãs dos Estados de Rondônia e do Acre que consomem o chá alucinógeno feito com o cipó do mairi)” – brincou com os jornalistas.
Bem humorado o tempo todo, na Assembléia e na Escola do Legislativo,. cumprimentou funcionários e visitantes e foi saudado por todos, mostrando ser tão popular quanto qualquer bom político.
Ao final da visita à Escola do Legislativo, dom Moacir foi homenageado com uma plaqueta alusiva aos dois anos da Escola e com um livro com a história da Assembléia Legislativa, entregues, respectivamente, pelo diretor Max Barbosa e pelo presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home